MV Contabilidade 




Blog





Renúncia Fiscal - Doe já parte de seu Imposto de Renda para quem mais precisa


26-11-2018 Fonte MV

Doe até dia 28/12 e abata até 6% do imposto de renda devido do ano que vem. Existem muitos tipos de doações que abatem do Imposto de Renda Pessoa Física, porém a maioria dos contribuintes deixa para fazer no período de abril e perde a oportunidade de deduzir uma parte maior do imposto devido. Parte das doações de abril deduzem apenas até 3% do imposto. Caso você doe até dia 28/12, consegue deduzir até 6% do imposto. Não se esqueça que a declaração deve ser feita do modo completo com deduções legais.

Mas para onde e como doar? Para deduzir do imposto a doação deve ser feita a alguns fundos e projetos do governo e cada um deles tem uma forma de doação:

FIA - Doação aos Fundos (Nacional, Estadual, Distrital ou Municipal) dos Direitos da Criança e do Adolescente - 6% do IR devido até o fim do exercício. Depósito em conta específica, em instituição financeira pública, vinculada ao Fundo.
FUNDO DO IDOSO - 6% do IR devido até o fim do exercício - Depósito em conta específica, em instituição financeira pública, vinculada ao Fundo.
PRONON - Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica - 1% do IR devido - Transferência de quantias em dinheiro, móveis ou imóveis, bem como a realização de despesas diversas, em benefício de ações e serviços realizados por entidades com projetos aprovados pelo PRONON.
PRONAS/PCD - Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência - 1% do IR devido - Transferência de quantias em dinheiro, móveis ou imóveis, bem como a realização de despesas diversas, em benefício de ações e serviços realizados por entidades com projetos aprovados pelo PRONASPCD.
LEI DO ESPORTE - Projetos Esportivos aprovados pelo Ministério do Esporte - 6% do IR devido - Depósito em conta específica, em instituição financeira pública, vinculado ao Ministério do Esporte ou compra de ingresso para distribuição gratuita
Lei Rouanet - Projetos Socioculturais aprovados pelo Ministério da Cultura e doação ao Fundo Nacional da Cultura - 6% do IR devido - Depósito em conta específica, em instituição financeira pública, vinculada ao Fundo Nacional da Cultura ou Ancine.

A MV apoia e indica doações ao Hospital Pequeno Príncipe. Para saber mais acesse o link: doepequenoprincipe.org.br/impostoderenda/faca-sua-doacao/. E também o Hospital de Clínicas, mais informações: facebook.com/amigosdohc/ amigosdohc.org.br e twitter.com/amigosdohc






Contato


Fone 41 3250-2721


41 9 9716-0089


contato@mvcontabilidade.com.br